Professores de Geografia iniciam formação continuada

Os professores de Geografia da rede municipal de ensino iniciaram hoje (1º) a formação continuada em serviço, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Logo na chegada ao Centro de Formação Professor Odilon Nunes, os professores foram instigados a refletir sobre a matéria que lecionam e a sua relação com a prática.O objetivo da formação continuada é elevar a qualidade do ensino municipal nas turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, através da apropriação, pelos docentes, das Diretrizes Curriculares, e da contínua relação entre os pressupostos teóricos e a realidade vivenciada pelos alunos da rede municipal.“Nossa proposta é vincular teoria e prática e fazer com que a aprendizagem de Geografia seja significativa para o aluno. Por isso o professor foi recebido de forma diferente, instigante, para que desde a entrada para a formação ele seja posto a questionar os conceitos que leciona e a relação desses conceitos com aquilo que vivencia diariamente”, comentou Fredson Castro, professor formador de Geografia.A recepção inusitada deu frutos: “Participar de cursos de atualização é muito importante em todas as áreas de ensino. Eu esperava ser recebida de forma tradicional: ser levada a uma sala e iniciar os trabalhos de maneira convencional. No entanto, a entrada já me deu a noção de que receberemos aqui muitas novidades, ideias criativas para fazer da Geografia uma matéria atraente para os alunos. Estou muito ansiosa e sei que a formação me ajudará a ministrar aulas melhores e fazer com que meu aluno aprenda mais”, declarou Ana Lúcia da Silva, professora de geografia da Escola Municipal Murilo Braga.Neste primeiro encontro de formação, os professores conheceram a proposta de trabalho do curso de formação continuada para a área de Geografia, refletiram sobre os programas de formação continuada para professores, receberam material didático e iniciaram a reflexão sobre os pressupostos teóricos da disciplina.“Fui aprovado no último concurso e fazer parte da rede municipal já me rendeu boas surpresas: primeiro foi a formação inicial, em fevereiro, que nos permitiu conhecer a estrutura da rede e sua dinâmica de funcionamento; agora, iniciamos a formação continuada por área e teremos encontros semanais para discutir e encontrar maneiras de fazer com que a Geografia seja vista como útil, significativa e prazerosa por cada um dos nossos alunos. Nossas segundas-feiras nunca mais serão iguais. Essa é uma ótima maneira de iniciar a semana: interagir com os colegas na busca de soluções coletivas para os desafios cotidianos nas escolas municipais”, opinou Gervásio Oliveira, professor de Geografia da Escola Municipal Conselheiro Saraiva.A formação continuada para professores de Geografia da rede municipal acontecerá sempre às segundas-feiras, nos turnos manhã e tarde, respeitando o horário de lotação de cada professor nas escolas da rede municipal de ensino.