Escolas municipais iniciam período de Recuperação Especial

Um total de 76 escolas municipais inicia hoje (20) a Recuperação Especial, cujo objetivo é consolidar o processo de alfabetização dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e reforçar as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática nos alunos do 5º ano. Na Escola Municipal Benjamin Soares de Carvalho, zona Sul de Teresina, 64 alunos compareceram ao primeiro dia de aula. Para a diretora, Noranei Pacheco, os dez dias letivos da Recuperação Especial serão muito importantes para que os alunos comecem o segundo semestre das aulas com melhor rendimento escolar. “Temos quatro turmas participando da Recuperação Especial em nossa escola e vamos desenvolver atividades para apoiar os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem que possam comprometer o seu sucesso escolar. Pela nossa experiência de anos anteriores, os alunos terminam a Recuperação Especial com maiores chances de sucesso, umas vez que as dúvidas foram solucionadas e eles tiveram atenção especial no sentido de solucionar suas dificuldades”, diz a diretora. Para oferecer qualidade às aulas de reforço, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) realizou curso de formação para cerca de 60 professores na última sexta-feira (17). “Todos os professores foram orientados previamente sobre a dinâmica das aulas. Para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, incentivamos a correção das tarefas de casa, leituras compartilhadas e atividades de alfabetização. Para os alunos do 5º ano há realização de tarefas para casa, leituras e atividades de Língua Portuguesa e Matemática”, explica a chefe da Divisão de Supervisão Escolar, Carmem Brito. A Recuperação Especial segue até o dia 30 de julho, no turno da manhã, com duração de 4 horas/aula por dia. As aulas atendem cerca de 1.000 alunos do 3º ano e 500 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. João Vítor de Lima, estudante da E. M. Benjamin Soares de Carvalho, vai freqüentar o reforço escolar nos próximos dias. “Não vou faltar nenhum dia de aula para que não tenha problemas no próximo semestre e possa aproveitar minhas férias de verdade”, finaliza.