Diretores planejam ações para o Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação na Rede Municipal de Teresina passou por mudanças e em 2013 chega com novidades às escolas municipais. Hoje, 1º de março, os diretores das unidades escolares que participam das ações estiveram reunidos para planejar as atividades deste ano.

O programa Mais Educação tem por finalidade apoiar a ampliação do tempo e do espaço educativo e a extensão do ambiente escolar nas redes públicas de educação básica; contribuir para a redução da evasão, da reprovação e da distorção idade-série mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria de condições para o rendimento e o aproveitamento escolar; oferecer atendimento educacional especializado às crianças, adolescentes e jovens com necessidades educacionais especiais; prevenir e combater o trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra a criança; e promover a aproximação entre a escola, as famílias e as comunidades, mediante atividades que visem a responsabilização e a interação com o processo educacional.

Em Teresina, o programa foi incorporado ao Ensino Fundamental, com o objetivo de utilizar todas as potencialidades pedagógicas do Mais Educação em prol do ensino-aprendizagem. Esse também é um passo para a transformação das escolas em tempo integral, tornando as atividades culturais e esportivas, parte do planejamento pedagógico.

“O Programa Mais Educação vem sendo desenvolvido com êxito em Teresina, tanto que é referência nacional. Nesse primeiro momento, convidamos os diretores para apontarem as necessidades de cada escola para executar com qualidade atividades como aulas de música, dança, letramento, karatê, entre outros. Estamos garantindo recursos financeiros, material e um plano de ação conjunto, além de orientação sobre prestação de contas”, afirma Maria Lima, coordenadora do programa na Rede Municipal.