Campeonato de judô movimenta a Escola Municipal Irmã Dulce

Aliando esporte e educação, e utilizando a competição para repassar valores como disciplina e respeito, a Escola Municipal Irmã Dulce promoveu o 2º Campeonato de Judô, com alunos do 3º ao 5º ano que participam do programa Mais Educação.

Meninos e meninas disputaram de acordo com suas idades, que variavam de 8 a 13 anos, onde os vencedores foram premiados com medalhas e troféus. Segundo a diretora da escola, Arlene Alves, os primeiros colocados ainda disputarão entre si, em uma competição específica.

“O campeonato de judô traz disciplina, espírito competitivo e a valorização do esporte. Embora alguns fiquem tristes pela derrota, aprendem a importância da competição com os colegas, aprendem, sobretudo, a respeitar o adversário. Eles adoram, ficam empolgados”, conta a diretora.

O programa Mais Educação tem por finalidade apoiar a ampliação do tempo e do espaço educativo e a extensão do ambiente escolar nas redes públicas de educação básica; contribuir para a redução da evasão, da reprovação e da distorção idade-série mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria de condições para o rendimento e o aproveitamento escolar; oferecer atendimento educacional especializado às crianças, adolescentes e jovens com necessidades educacionais especiais; prevenir e combater o trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra a criança; e promover a aproximação entre a escola, as famílias e as comunidades, mediante atividades que visem a responsabilização e a interação com o processo educacional.